A Bíblia lembrou muito bem desse povo!!! Pérsia

                   
0
993

Por Denilson Alexandre Coêlho

A Pérsia, localizada na região do Atual Irã, iniciou sua História com a união de povos nômades que se instalaram a sul do Planalto Iraniano, por volta de 1500 a. C.

Ciro “o grande” foi o primeiro a unificar o povo persa e aquele que iniciou a expansão do Império. Governou de 550 a 529 a. C. e conquistou vários territórios, o principal deles, foi a temida Babilônia, que tornou o povo Hebreu cativo em suas terras. Você sabia que Ciro “o grande” é lembrado inclusive na Bíblia? Seu grande feito foi contado nos livros bíblicos de II Reis, II Crônicas, Isaías Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amos, Abdias, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Esdras, Neemias, Rute e Ester. Todos esse livros falam sobre a libertação do Povo Hebreu das garras de Nabucodonossor, Rei da Babilônia, por um Rei salvador e justo, segundo a Bíblia.

Após a morte de Ciro em combate, no ano de 529 a. C. Cambises e Dario I, sucederam no Comando do Império e aumentaram ainda mais o território sob influência Persa. O reinado de Dario I, em 521 a. C. foi o apogeu do Império Persa.

A única barreira territorial de Dario I e seus sucessores foi a Grécia. As Guerras Médicas, no século V a. C. foram o ponto decisivo no destino do Império Persa e marcou o início de seu declínio. Após a vitória grega na batalha de Maratona, em 490 a. C., os persas, dez anos depois, já no reinado de Xerxes, (filho de Dario I) retornaram, derrotaram os gregos nas batalhas de Termópilas e Artemision (tema do Filme 300, cujo ator Rodrigo Santoro fez o papel de Xerxes, Rei da Pérsia) e invadiram Atenas. Mas a vitória não durou muito tempo, pois o povo grego, que até então viviam em conflito entre si, se uniram, derrotaram e expulsaram os persas da Grécia nas batalhas de Salamina e Platéia, em 479 a. C.

A última tentativa persa de dominar as cidades gregas foi em 468 a. C. entretanto, também não foi bem sucedido. Após as sucessivas derrotas nas Guerras Médicas, o Império persa conheceu seu declínio, culminando em 330 a. C., com a destruição e o domínio de todo o império persa pela Macedônia. 

Em 1935 o governo persa solicitou formalmente à comunidade internacional que passasse a ser chamada, Irã. Nome já utilizado pelos próprios iranianos desde o século III d. C.

O Irã ainda iria se envolver em diversos conflitos durante o século XX, dentre eles, destaca-se a Guerra entre Irã e Iraque, sobre o qual remonta as antigas guerras entre Babilônia e Pérsia. O conflito durou de 1980 a 1988, com vitória do Iraque.

Fica a dica!!!

Quer saber mais?

COÊLHO, Denilson Alexandre. A Incrível História da Pérsia. eBook. Dicas de História, 2017.

 

AYMARD, André e AUBOYER, J. O Oriente e a Grécia Antiga. V. 1. São Paulo: Difel, 1970.

LÉVÊQUE, Pierre. As Primeiras civilizações: os Impéiros do Bronze. V. I e II. Lisboa: Ed. 70, 1990.

______________. Os Indo-Europeus e os Semitas. V. III. Lisboa: Ed. 70, 1990.

CULICAN, Willian. Medos e Persas. Lisboa. Ed. Verbo, 1968.

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos: dos primórdios até a formação do Estado.  Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

PIATROVSKY, Boris et al. Civilizações antigas do Oriente e Ocidente. Lisboa: Avante, 1989.

 

http://juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia007.asp

http://www.infoescola.com/historia/guerra-ira-iraque/

http://ajudaescolar.weebly.com/antiguidade-oriental.html

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/civilizacao-persa.htm

http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/dario-i-da-persia-/5116

http://mundodaluha.blogspot.com.br/2011/02/os-3-reis-magos-existiram.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Ir%C3%A3o

Deixe aqui um breve comentário.