Memorial Tancredo Neves

                   
0
273

Por Denilson Alexandre Coêlho

O Museu “Memorial Tancredo Neves” foi disponibilizado em formato digital pelo site eravirtual.org cujo projeto se chama “ERA VIRTUAL”, apresentado pela Fundação Vale, com o apoio da RNP e IDC – Internet Data Center e em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro, Universidade Federal de São João Del Rei, UNESCO, IPHAN e o Ministério da Cultura.

Antes de iniciar a visita virtual, é interessante saber quem foi Tancredo Neves e o que ele fez de tão importante para o Brasil.

Tancredo de Almeida Neves, nascido no ano de 1910 na cidade de São João Del Rei, no Estado de Minas Gerias, Brasil. Sua impressionante carreira política teve início em 1934 quando foi vereador em sua terra natal. Foi deputado estadual, federal e senador da República, Ministro da Justiça, foi Primeiro-Ministro no Brasil parlamentarista no ano de 1961 e 1962, logo após a renúncia de Jânio Quadros. Foi eleito Governador de Minas Gerais em 1982 e, por fim, eleito, por votação indireta, Presidente do Brasil em 1985. Entretanto, um dia antes de sua posse como o primeiro presidente do Brasil após a Ditadura Militar, morreu de infecção generalizada, no dia 21 de Abril de 1985.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre esse grande personagem da política brasileira, visite e divirta-se com o memorial construído especialmente para eternizar um dos maiores políticos que o Brasil conheceu. Acesse: http://eravirtual.org/mo_br/

Fica a dica!!!!

Quer saber mais?

COÊLHO, Denilson Alexandre. A História da Brasil em 20 minutos. EBook. Dicas de História, 2017.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2000.

________________________. Cidadania no Brasil: O longo caminho. 14 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo, SP: Livraria Editora Ciências Humanas Ltda, 1979.

DELGADO, Lucília de Almeida N. O Brasil Republicano. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. 37ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1999.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (org), História geral da civilização brasileira – tomo I: a época colonial. São Paulo, SP: DIFEL, 1985, 2v.

Deixe aqui um breve comentário.