O Doador de Memórias

                   
0
776

Por Denilson Alexandre Coêlho

O filme “O doador de memórias” que teve sua estréia, no Brasil, no ano de 2014, dirigido por Phillip Noyce e produzido por Walden Media. É um filme de ficção científica que fala de uma sociedade em que tudo é perfeito, todos os membros são felizes e ninguém sofre nenhum tipo de dor ou tristeza. Todas as crianças aos 12 anos de idade são designadas, com base em suas características, a seguirem determinada função na sociedade, mas… o restante, só vendo o filme.

A função do ator principal, nada mais é que a função do historiador, aquele que sabe o todo da Historia da humanidade e a interpreta para melhor compreensão do mundo em que vivemos. Sem falar sobre o desenrolar da estória do filme (senão perderia a graça) é interessante observar que Jonas (nome do personagem principal) analisa cada instante de seu aprendizado e, ao final, toma a decisão que todo historiador deve fazer ao escrever História, qual seja: interpretar a História e disponibilizá-la para que o mundo decida que rumo seguir. Será que eu falei demais? Bom, eu acho que se você ainda não viu o filme, observe atentamente as atitudes do protagonista e tente compreendê-lo com os olhos de um historiador. Se você já viu, veja outra vez e decida se você faria o mesmo que ele.

Por isso é tão importante assistir filmes. E mais importante é assistir aos filmes sabendo a verdadeira História por traz deles.

 

Fica a dica!!!!

Quer saber mais? Leia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Giver

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001.

Deixe aqui um breve comentário.