Dicionário de História – A Reforma Luterana

                   
0
226
Acusação de Lutero

Foi a primeira reforma protestante ocorrida na Europa, mais especificamente na região hoje conhecida como a Alemanha, na cidade de Wittenberg. Além dos Estados localizados ao norte da Europa. Essa reforma culminou com a criação da Igreja Luterana. A primeira Igreja considerada protestante.

A mente por traz da reforma foi Martinho Lutero (1483 a 1546). Nasceu em Eisleben, cidade da atual Alemanha. Fez Direito a pedido do pai e ingressou na Ordem dos Agostinianos em 1505, comunidade pertencente à Igreja Católica. No entanto, por ter pensamentos tão divergentes, em 1520 foi excomungado e a partir de então passou a divulgar sua doutrina estampando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses contra a doutrina católica. Este fato provocou sua excomunhão da Igreja Católica. Sua principal tese era que salvação do ser humano somente viria pela fé e não pelas obras, contrário ao pensamento da Igreja Católica que afirmava que a salvação viria pela fé e pelas obras.

Sua doutrina se espalhou rapidamente por essa região e pregava principalmente: 1) a livre interpretação da Bíblia; 2) às escrituras como o único meio para a fé; 3) a fé cristã como único caminho para a salvação; 4) negação ao culto dos santos; 5) negação ao culto a imagens; 6) reconhecimento de apenas dois dos sete sacramentos da Igreja Católica (batismo e eucaristia).

Deixe aqui um breve comentário.