Série: Para que serve a História? Parte 6 – Religião

                   
0
92

Por Denilson Alexandre Coêlho

O ser humano sempre buscou explicações para fenômenos sobre os quais não detinham o domínio cognitivo. Impossível explicar aquilo que não se conhece ou que não se sabe.

A religião é um meio de ligar a humanidade ao sobrenatural. É a religação com o mundo superior.

No princípio a noção de deuses ou religião era arcaica como a sociedade era arcaica. Com o aumento da complexidade das civilizações, a religião também se aperfeiçoou.

Vamos conhecer a História por traz de tudo?

Há religiões politeístas e monoteístas. As religiões monoteístas mais conhecidas são: O cristianismo cuja origem se deu com o nascimento de Jesus Cristo, fato que alterou o calendário da sociedade ocidental. O judaísmo com sua origem ligada a criação do mundo, e seu calendário data de quase 6 mil anos de existência da humanidade. E o islamismo cuja origem se deu no ano de 622 d. C. após a fuga de Maomé de Meca para Medina. Maomé é o fundador da religião Islâmica. O Deus judeu é o mesmo Deus cristão que é o mesmo Deus muçulmano. Filhos de um mesmo Pai e separados por suas doutrinas.

Quanto às religiões politeístas, existe uma infinidade, desde a Ásia com o budismo nascido na Índia no século VI a. C. passando pelas religiões africanas e de matriz africana até as religiões indígenas brasileiras e das américas como um todo.

Todas as religiões têm sua importância na História da humanidade. Cada uma, de acordo com sua doutrina e sua maneira de pensar, forma e conduz o ser humano para uma vivência em comunidade e para um sentimento de pertencimento a uma coletividade, independente de país ou de localização geográfica.

Por isso é tão importante conhecer a religião de determinada comunidade e perceber sua influência nos destinos da sociedade. Com base nos conhecimentos relativos à religião, é possível perceber as principais preocupações, interesses, sonhos, esperanças, regras, doutrinas e comportamentos de todo um grupamento humano. A História se completa quando a religião é parte dos estudos.

Fica a dica!!!

Deixe aqui um breve comentário.