Série: Para que serve a História? Parte 1

                   
0
1020

Por Denilson Alexandre Coêlho

Para que saber sobre eventos que ocorreram há dezenas, centenas ou milhares de anos? Qual o interesse em estudar sobre os povos antigos, ou sobre os povos medievais, ou até mesmo, sobre a modernidade? Por que eu preciso saber sobre o que aconteceu no passado?

É preciso saber a História para:

  1. Aprimorar a consciência crítica sobre a humanidade;
  2. Fortalecer a identidade do indivíduo, de um povo ou de uma nação;
  3. Dialogar com o passado e o presente;
  4. Viver o presente com a segurança de uma experiência de mais de cinco mil anos de civilização humana e mais de cem mil anos de existência do próprio ser humano;
  5. Confirmar a continuidade do conhecimento humano.

E por que saber a História?

Porque:

  1. O presente é apenas a ponta do iceberg do conhecimento humano; e
  2. Estudar a humanidade no tempo é eternizar sua existência.

E, por fim, saber História é abraçar o tempo e entendê-lo, não como passado, presente e futuro, mas como a experiência do vivido em sintonia com a vivência do agora em benefício para o hoje e para o amanhã;

Portanto:

O estudo da História serve para compreender o passado para compreender o presente, mas, compreender o presente para compreender o passado.

Esta série apresentará artigos que levarão o leitor a uma reflexão crítica sobre o papel da História para a humanidade. Serão apresentados temas gerais que trarão informações sobre o mundo e o ser humano como um todo. É uma leitura de longa duração para que haja um diálogo mais aproximado com uma velha senhora chamada “Civilização”. Com isso, forçando o indivíduo a repensar o nosso modelo de civilização e o legado que será deixado para as gerações futuras.

Serão apresentados temas como escravidão/ racismo, economia, política, educação, religião e cultura.

Aproveite para deixar seu comentário construtivo ao final de cada artigo. Sua opinião é de extrema importância.

Boa leitura, divirta-se e reflita.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

BOURDÉ, Guy e MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas: da Idade Média aos nossos dias. Portugal: Publicações Europa-América, 2012.

CARR, Edward Hallet. Que é História? 4ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1985.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo A. e SILVA Glaydson José da. Teoria da História. 1ª Ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2008.

REIS, José Carlos. Teoria e História: tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

Deixe aqui um breve comentário.