A queda do Museu Nacional

                   
0
323

Resultado de imagem para queda museu nacionalPor Denilson Alexandre Coêlho

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, foi completamente destruído no dia 2 de setembro de 2018, por um incêndio. Um grande presente para um lugar com 200 anos de História.

A falta de recursos foi o principal fator para o incêndio que destruiu o maior e melhor museu do Brasil.

Mas, essa foi a única causa?

Não!!!

Dentre tantas outras causas, há uma em específico que causa um grande trauma e uma enorme crise de consciência para toda a população brasileira.

O brasileiro não conhece sua História, o brasileiro não gosta de sua História, o brasileiro não cultua sua História. Essa é a grande causa para o terrível incêndio que pôs abaixo a antiga residência oficial de Dom João VI e mais de 20 milhões de itens de um acervo histórico com achados arqueológicos e antropológicos que contavam e apresentavam a incrível História do Brasil e do Mundo. Desde os inúmeros dinossauros, passando pelo mais antigo fóssil de humano encontrado no Brasil (conhecida como Luzia) múmias egípcias com seus sarcófagos, os raros livros de Napoleão Bonaparte no Egito dentre uma infinidade de outros itens que se perderam nas chamas da irresponsabilidade, do descaso e, principalmente, da falta de interesse do povo brasileiro pelos seus tesouros e suas riquezas históricas.

A História deve ser vivida no cotidiano, a História deve ser lembrada e cultuada todos os dias. A História deve ser utilizada como alicerce e base para um presente com menos erros e mais memória.

O conteúdo historiográfico perdido no museu é de um valor inestimável para o povo brasileiro.

A questão não gira somente em torno de recursos, mas em consciência da importância da História para o presente e para o futuro.

Um museu não é apenas um local que se guarda coisas velhas. O museu é a porta para o encontro entre o passado, o presente e o futuro. O museu é a chave para a descoberta daquilo que fomos e que somos. O museu é a materialização da História.

Viva a História, conheça os museus. Seja um cidadão consciente e tenha uma memória para além do mundo presente. O ser humano deve viver o presente com as bases do passado e com os olhos do futuro.

Fica a dica!!!

Deixe aqui um breve comentário.