Você sabe o que é História?

                   
0
295

Por Denilson Alexandre Coêlho

Você sabe o que é História? Essa pergunta já passou pela sua cabeça? Pergunta simples, mas que poucos realmente sabem responder. Diversas vezes o termo História é confundido com estudo do passado ou conhecimento daquilo que já passou. Essa resposta é muito simples e falha, pois há muito mais para se falar sobre História.

Na antiguidade, História significava investigação, pesquisa, observação, interpretação. Era o estudo dos grandes feitos dos antepassados ou dos heróis. Era uma História cíclica, eterna, contínua, permanente. Nada devia ser mudado, devia-se apenas permanecer como é, por isso deveria estar registrado como um modelo. Heródoto (484 e 420 a. C.) (pai da História) se preocupou em estudar os grandes feitos de seus antepassados, utilizando-se de recursos literários com o objetivo de agradar os ouvidos de seu público e enaltecer e exaltar aqueles que construíram a civilização em que habitava. Já Tucídides outro grande pensador grego (460 a 400 a. C.), sucessor de Heródoto, buscou apresentar a história com base em uma documentação segura, confrontando testemunhos divergentes e tomando sempre cuidado com a opinião pública, tendo como fim ter um relato para todo o sempre.

Na Idade Média, a História se tornou uma História Cristã e linear rumo ao juízo final. Não havia a preocupação com os acontecimentos do passado e muito menos com o caminhar do ser humano, pois o senhor da História é Deus e tudo devia girar em torno de Deus.

Com o Renascimento a partir do século XV, a história retomou o caminho sobre o pensamento humano sem a preocupação em ligar-se com o sobrenatural. A visão antropocêntrica voltou com força total. A história linear que antes era rumo a um juízo final, agora é uma história linear rumo ao progresso da humanidade.

O século XIX foi determinante para a História. Foi o século em que o conhecimento histórico foi elevado à categoria de disciplina acadêmica.

A História passou a ser um campo do conhecimento que estuda o passado com base em documentos que descrevem estritamente os fatos como são, sem comentários, sem lirismos, sem críticas, apenas o passado como foi.

O século XX surgiu com novos ares historiográficos.História passou a ser a ciência do ser humano no tempo, no espaço, no pensamento, nas ideias e em tudo que liga o passado com o presente e o futuro. Pois não é possível fazer História sem que haja um propósito para o presente ou para o futuro.

Esse é o conceito utilizado ainda hoje. Portanto, quando alguém te perguntar o que é História? Facilmente você vai responder que:

HISTÓRIA é a ciência do ser humano no tempo, no espaço, no pensamento, nas ideias e em tudo que liga o passado com o presente em benefício para o presente e o futuro.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

BOURDÉ, Guy e MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas: da Idade Média aos nossos dias. Portugal: Publicações Europa-América, 2012.

CARR, Edward Hallet. Que é História? 4ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1985.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo A. e SILVA Glaydson José da.Teoria da História. 1ª Ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2008.

REIS, José Carlos. Teoria e História: tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

Wikpedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria

Deixe aqui um breve comentário.