Série: O Início de Brasília – Dia da inauguração – Parte 1/4

                   
0
780

Resultado de imagem para construção de brasiliaPor Denilson Alexandre Coêlho

Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Este fato foi divulgado por diversos jornais que circulavam naquele período. O Brasil e o mundo estavam de olhos abertos para saber mais sobre este momento tão marcante para o país. Como é possível uma capital ser construída em poucos anos? Será que realmente irão transferir a sede do governo para o Planalto Central? Essas eram algumas perguntas que pairavam no imaginário de muitos brasileiros.

Quanto aos jornais que circularam no dia da inauguração, muitos destacaram a transferência da capital federal. O que os jornais disseram?

Esta série tem como objetivo apresentar a voz dos jornais no dia da inauguração de Brasília.     Diante de todo o acervo dos jornais publicados no dia em que Brasília se tornou a capital do Brasil, resta agora a investigação historiográfica, ou seja, a busca do discurso daquele momento histórico. O encontro das vozes consonantes e dissonantes de uma sede de governo no interior do país, e principalmente, o conhecimento de quem é o cidadão brasiliense que ora nasce juntamente com sua cidade.

Como os jornais apresentaram Brasília neste dia tão especial? Por que buscar justamente as publicações do dia em que a capital foi inaugurada? Como entender esse momento histórico? É importante ter a noção de que o País estava passando por um momento único. A capital deixaria o litoral para se abrigar no interior. Que benefícios essa transferência traria para o Brasil? Esses são questionamentos que a imprensa jornalística buscou responder naquele 21 de abril de 1960.

Ao longo de 4 artigos essas e outras perguntas serão respondidas. Aproveite e faça uma viagem no tempo em busca deste momento tão importante para o Brasil.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

Congresso em foco: jornalismo para mudar. Disponível em <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/na-inauguracao-brasilia-era-retratada-entre-esperanca-e-desconfianca/>. Acesso em 24 de março de 2016.

Folha de São Paulo. Disponível em: < http://acervo.folha.uol.com.br/>. Acesso em 24 de março de 2016.

HOLSTON, James. Cidades de Rebelião in A Cidade Modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. [pp. 257-288].

O Globo. Disponível em <http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/jk-inaugura-brasilia-9385770>. Acesso em 24 de março de 2016.

SANTOS, Milton Reflexões em torno da nova capital. In KATINSKY, Julio; XAVIER, Alberto (orgs.) Brasília: Antologia Crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012. [pp. 125-135].

Deixe aqui um breve comentário.