As fases da Roma Antiga

                   
0
1131

Por Denilson Alexandre Coêlho

Quanto tempo durou a incrível Roma antiga? 100 anos? 500 anos? 1000 anos? A famosa Roma Antiga durou impressionantes 1329 anos. Não é uma conta exata, e muito menos uma verdade incontestável. Esse período é descrito de forma didática, para melhor compreensão e estudo desta maravilhosa civilização que transformou toda a humanidade.

Roma pode ser dividida em três períodos específicos:

– Monarquia (753 a 509 a. C.);

– República (509 a 27 a. C.);

– Império (27 a. C. a 476 d. C.).

O apogeu deste impressionante império se deu no ano de 180 d. C. quando Roma conquistou sua maior extensão. Seu território abrangia desde a Península Ibérica e Inglaterra, passando pela Grécia e todo o norte da África, até chegar no Golfo Pérsico.

No ENEM de 2016 a questão número 21, da prova azul, do caderno 1, apresenta um trecho do livro “História” de Políbio (203 a 118 a. C.). Neste trecho, Políbio se refere ao crescimento exponencial de Roma enquanto República e sua decisiva política expansionista. Ou seja, a letra “C” é a correta.

Veja abaixo, a questão na íntegra.

QUESTÃO 21 Prova Azul, Caderno 1, ano 2016

Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto de não desejar saber como e sob que espécie de constituição os romanos conseguiram em menos de cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo habitado ao seu governo exclusivo — fato nunca antes ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo mais importante que a aquisição desse conhecimento?

POLÍBIO. História. Brasília: Editora UnB, 1985.

A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse texto escrito no século II a.C., é a

A ampliação do contingente de camponeses livres.

B consolidação do poder das falanges hoplitas.

C concretização do desígnio imperialista.

D adoção do monoteísmo cristão.

E libertação do domínio etrusco.

Fica a dica!!!

Aproveite para conhecer mais sobre o Brasil e adquira o eBook “A História do Brasil em 20 minutos”. Conheça o melhor do Brasil.

Quer saber mais:

GRANDAZZI, Alexandre. As Origens de Roma. São Paulo: UNESP, 2010.

Deixe aqui um breve comentário.