O começo do Brasil

                   
0
868

Como era o Brasil no início da colonização portuguesa? O que os portugueses fizeram em mais de trezentos anos de ocupação do território brasileiro? Como a coroa portuguesa deixou o Brasil após a independência? Os brasileiros possuíam um sentimento de unidade? Leia e entenda de maneira fácil e rápida o que ocorreu durante o Brasil Colônia.

País localizado na parte sul do continente americano, as terras em que hoje encontra-se o Brasil foram conhecidas pelos portugueses no dia 22 de abril de 1500, pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral.

Antes da chegada dos portugueses não havia um país estabelecido como os europeus estavam acostumados a encontrar em seu continente. O território brasileiro era povoado por diversas nações indígenas (índio foi o nome dado pelos europeus aos habitantes destas terras), e não havia uma constituição política, econômica ou social da forma como o antigo mundo conhecia, portanto, sendo os índios taxados como selvagens e inferiores.

A história do Brasil antes da chegada dos portugueses foi praticamente apagada e esquecida, pois com este encontro de povos, os indígenas passaram a ser escravizados, e os portugueses tomaram o controle destas terras americanas.

Portugal colonizou o Brasil por três séculos impondo sua língua, seus hábitos, sua cultura e sua religião. Os portugueses deixaram o Brasil com uma população majoritariamente analfabeta, uma economia de monocultura, latifundiária, escravista e decadente no início do século XIX, além de um sentimento de brasilidade quase nulo, pois o que havia era um vínculo com as províncias e não com o Brasil como um todo. A população se identificava com a cidade em que morava ou com a região em que a cidade se encontrava, mas não havia uma união nacional no período colonial.

Com a independência do Brasil em 1822 há um esboço de unidade, pois após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, o país inicia uma lenta modernização e um tímido sentimento de nacionalidade.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

COÊLHO, Denilson Alexandre. A História do Brasil em 20 minutos. EBook. Dicas de História, 2017.

ABREU, João Capistrano de. Capítulos de história colonial. 7ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos Viventes – formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

CALÓGERAS, João Pandiá. Formação histórica do Brasil. 7ª edição. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1972.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: O longo caminho. 14 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo, SP: Livraria Editora Ciências Humanas Ltda, 1979.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. 37ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1999.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (org), História geral da civilização brasileira – tomo I: a época colonial. São Paulo, SP: DIFEL, 1985, 2v.

____________________________. Raízes do Brasil. 26ª edição. Rio de Janeiro, RJ: José Olímpio, 1994.

SALVADOR, Frei Vicente do. História da Brasil (1500 – 1627). 7ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982.

 

Deixe aqui um breve comentário.