A República do Brasil

                   
0
760

Como foram os primeiros anos do Brasil República? Quem foram os principais presidentes? Como foi a fase anterior à ditadura militar?

Com a proclamação da república em 1889, o Brasil, já independente e fora da influência dos antigos colonizadores, inicia uma nova fase em sua história, com os mesmos problemas das fases anteriores. O povo permanecia analfabeto, os direitos políticos eram voltados para a elite, os direitos civis, ainda em fase embrionária e os direitos sociais estavam amparados nas trocas de favores entre os poderosos que beneficiavam a população com esmolas em troca de apoio político.

O país entra em uma fase de estagnação política caracterizada como a República dos coronéis ou República do Café com Leite, que durou até 1930.

A partir de 1930 há uma grande transformação no Brasil e talvez a maior que o país havia conhecido nos seus 400 anos de existência. A Era Vargas, que durou de 1930 a 1945, trouxe para o país uma modernização na política, na economia e na questão social. Apesar de ter tido uma ditadura repressiva e autoritária, o Brasil foi alavancado e saltou de um país agrário e monocultor para um país em industrialização e em busca de novos mercados mundiais, além de conquistas sociais jamais vistas.

A partir de 1945 houve um período de democratização, mas com constante influência de Getúlio Vargas. As conquistas sociais permaneceram, juntamente com os direitos civis e políticos. Foi uma fase de grande liberdade de imprensa e de organização política, em contraste com a fase posterior. Neste período destaca-se Juscelino Kubistchek, com seu plano de metas “cinquenta anos em cinco” e a mudança da capital do país da cidade do Rio de Janeiro para o interior do país, feito que muitos duvidaram.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

COÊLHO, Denilson Alexandre. A História do Brasil em 20 minutos. EBook. Dicas de História, 2017.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2000.

________________________. Cidadania no Brasil: O longo caminho. 14 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo, SP: Livraria Editora Ciências Humanas Ltda, 1979.

DELGADO, Lucília de Almeida N. O Brasil Republicano. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. 37ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1999.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (org), História geral da civilização brasileira – tomo I: a época colonial. São Paulo, SP: DIFEL, 1985, 2v.

Deixe aqui um breve comentário.