Você sabe qual foi a primeira civilização da humanidade? Suméria

                   
0
926

Por Denilson Alexandre Coêlho

Você sabe qual foi a primeira civilização da humanidade? Há muitas controvérsias sobre esse assunto, mas grande parte dos historiadores afirmam que a Suméria foi o primeiro grupamento humano a se constituir como civilização.

A Suméria surgiu por volta do terceiro milênio antes de Cristo, e seu declínio ocorreu aproximadamente em 1700 a. C.. Localizada na baixa Mesopotâmia, na foz dos rios Tigre e Eufrates, historicamente englobava também a Acádia e a Babilônia (atual Iraque). Nos tempos bíblicos chamada de Caldéia, essa era uma região composta de cidades-estado independentes e auto-suficientes, a qual influenciou toda a Ásia Anterior até o período  sob domínio babilônico, por volta do século 6 a. C. Um povo pacífico que preferia a paz, mas necessitava defender-se contra os povos vizinhos e suas próprias cidades-estado.

Atualmente, o local onde antes era a poderosa civilização suméria, hoje encontra-se o Iraque, e dentre seus vizinhos encontram o Irã, a Síria, Turquia e Arábia Saudita.

Em relação à grande contribuição dada pela civilização suméria, é importante destacar que o primeiro sistema de escrita conhecido da humanidade foi desenvolvido por este povo. Em um primeiro momento era uma escrita pictográfica, mas que evoluiu para uma escrita cuneiforme (escrita em forma de cunha), da qual surgiu a primeira epopeia da humanidade, a Epopeia de Gilgamesh, o maior herói da Suméria e o grande porta-voz desta civilização.

Fica a dica!!!

Quer saber mais?

COÊLHO, Denilson Alexandre. A primeira civilização da humanidade. eBook. Dicas de História, 2017.

 

KRAMER, Samuel Noah. A História Começa na Suméria. Lisboa. Europa – América. 1997.

MELLA, Federico A. Arborio. Dos Sumérios a Babel – Mesopotâmia: História, Civilização e Cultura. São Paulo: Hemus. 2009.

Deixe aqui um breve comentário.