Natal

                   
2
1331

Imagem relacionadaPor Denilson Alexandre Coêlho

O Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo.

Jesus nasceu no ano 752 da fundação de Roma ou 538 anos após a libertação do povo hebreu, por Ciro, grande governante Persa, das garras do temido rei da Babilônia. O imperador de Roma era César Otaviano Augusto e estava no poder a 42 anos.

Mas, qual foi o dia em que Jesus nasceu?

Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

Não. No século III d. C. o dia do nascimento de Jesus foi alterado para 25 de dezembro para coincidir com o dia do deus Sol. A Igreja mudou a data com o objetivo de atrair a atenção dos pagãos e levá-los à conversão, tendo em vista que este era um dia de muitas comemorações no mundo romano de então.

Há inúmeras datas prováveis para o nascimento de Jesus: desde 7 de janeiro para os cristãos ortodoxos ou 6 de janeiro para os cristãos armênios e até mesmo em março ou abril para outros povos. Mas, o fato é que o dia 25 de dezembro se tornou o dia mais popular e tradicionalmente comemorado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Independentemente do exato dia de seu nascimento, Jesus é um personagem da vida real que inspira milhões de seres humanos. Foi o único homem que conseguiu dividir a História da humanidade em duas partes (antes e depois de seu nascimento) e seus ensinamentos circulam pelo mundo a 2000 anos.

Portanto, para cristãos ou não cristãos, “Feliz Natal” significa amor, paz e harmonia para todos os povos.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

PAGOLA, José Antônio. Jesus: aproximação Histórica. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

2 COMENTÁRIOS

    • De fato grande parte da população mundial pensa dessa forma. Entretanto, para a História, Jesus provavelmente nasceu a pouco mais de 2000 anos.

      Muito obrigado pelo comentário.

Deixe aqui um breve comentário.