Liga da Justiça

                   
0
2172

Por Denilson Alexandre Coêlho e Bruno Zamith Ribeiro

Em 2017 estreou nos cinemas de todo Brasil um filme a muito aguardado: Liga da Justiça. Dirigido por Zack Snyder, que também atuou como diretor em: O Homem de Aço (2013), Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016), e teve participações como Produtor em: Mulher Maravilha (2017) e está escalado para Aquaman (2018).

O filme gira em torno da criação de uma Liga para enfrentar um terrível inimigo chamado Lobo da Estepe, ou Steppenwolf, um dos subordinados de Darkseid, que vem para a Terra em busca das Caixas Maternas, que juntas possuem poder e força suficientes para devastar a Terra e todo o Universo.

Aqui começa um vínculo com todos os filmes da DC lançados antes, e muito provavelmente que serão lançados depois da Liga da Justiça. A estória apresentada no filme “Liga da Justiça” teve seu início no filme “O Homem de Aço” que conta a estória inicial por trás de Clark Kent e como ele se torna um dos heróis favoritos da humanidade. O segundo filme da série foi Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que nos apresenta dois elementos muito importantes para Liga da Justiça: o primeiro são as Caixas Maternas e o outro a participação e a inclusão da Mulher Maravilha na trama. Vale ressaltar que o filme em si não foi bem recebido pela crítica, mas a atuação de Gal Gadot fez ressurgir um fio de esperança para o terceiro filme que viria. Mulher Maravilha foi o último filme da série.

Os próximos longa metragem a serem gravados pela DC, para completar a série da Liga da Justiça, serão Aquaman e Flash.

Ainda não há previsão para um filme solo do Flash, mas para os curiosos, uma forma de conhecer um pouco mais da estória deste personagem é assistir a animação “Liga da Justiça: Ponto de Ignição”. É importante destacar que durante a San Diego Comic-Con 2017, a Warner Bros, parceira da DC nas produções de séries e filmes, revelou que essa parte da estória do Flash será adaptada paras as telonas, porém não disponibilizou maiores detalhes.

Em 2018 chegará ao cinema o filme solo do último participante do filme da Liga Justiça: Aquaman. Zac Snyder será o produtor do filme. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o longa, que tem lançamento previsto para Dezembro de 2018.

Vale ainda ressaltar que todos os filmes seguem uma linha alternativa às Histórias em Quadrinhos, pois a intenção tanto da DC como da Warner é atrair todos os tipos de fãs, desde aqueles que acompanham as estórias antigas, como aqueles que começaram a acompanhar há pouco tempo.

Não é necessário assistir a todos os filmes para entender “Liga da Justiça”, mas sempre será uma boa dica ver cada uma destas superproduções da DC e da Warner Bros.

Mas… o que esse filme tem a ver com História?

O filme em si é contado nos dias atuais. Mas você sabe quando foi criada a Liga da Justiça?

O ano mais preciso foi 1952, nos EUA. Esse foi um período em que o mundo estava em meio a um conflito ideológico chamado de “Guerra Fria”. Estados Unidos e União Soviética disputavam a hegemonia e a influência mundial.

Para contar a história da Liga, é importante trazer uma breve explicação sobre a origem dos personagens da Liga da Justiça.

Os super-heróis como os conhecemos hoje, são uma criação norte americana do início do século XX. Com a crise de 1929, os Estados Unidos entraram em uma profunda depressão econômica. As esperanças de um futuro melhor eram quase nulas. Foi aí que começaram a surgir diversos personagens de Histórias em Quadrinhos, que possuíam super poderes capazes de defender o planeta de todos os seus inimigos.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, uma infinidade de super-heróis surgiu com um mesmo apelo social, político e, porque não dizer, econômico. Foi um sucesso estrondoso. Superman, Mulher Maravilha, Batman, dentre tantos outros eram a animação dos americanos seja em meio à guerra, seja no conforto de seus lares.

Entretanto, com o fim do maior conflito armado de todos os tempos, o interesse pelos super heróis perdeu o fôlego e o foco. Não mais havia um inimigo claro para se combater. Com isso, muitos personagens foram simplesmente esquecidos no tempo.

Os americanos queriam novos personagens, novas tramas, pois a sociedade se modificara. Além disso, com a queda da popularidade dos super-heróis, havia a necessidade de se reinventar. Foi então que surgiu a ideia de criar uma liga de heróis. E, em 1952 foi criada a primeira versão da Liga da Justiça. Entretanto, somente em 1996 é que a DC Comics criou uma nova versão com seus melhores super-heróis.

A sociedade norte americana criou um ideal de herói que jamais havia sido pensado e difundido com tanta rapidez e força. O mundo todo acompanhou a evolução destes personagens, tanto que os filmes de super-heróis quase sempre batem recordes de bilheteria por todo o planeta.  

É interessante observar como um único filme pode trazer um conteúdo histórico extremamente complexo e cativante.  Por isso é tão importante assistir filmes. E mais importante é assistir aos filmes sabendo a verdadeira História por traz deles.

Fica a dica!!!!

Deixe aqui um breve comentário.