A Revolução Islâmica

                   
0
757

Por Denilson Alexandre Coêlho

O Irã é um país que possui uma História riquíssima. A Pérsia, antigo nome do Irã, iniciou sua História por volta de 1500 a. C. De lá para cá muita coisa aconteceu, como explicado no artigo sobre a Pérsia.

Entretanto, em 1979 o Irã, cansado de tanta corrupção e cansado de uma ditadura que já durava mais de 30 anos, foi palco de uma grande revolução.

A Revolução Islâmica foi um movimento liderado por um forte grupo opositor ao governo do xá Reza Pahlevi. A monarquia de Pahlevi passava por uma grande crise econômica, social e política. Diante de tanta rejeição popular e de tanta pressão, Pahlevi se retirou do país e deixou o espaço aberto para a construção de um novo Irã. O então aiatolá Khomeini foi o líder da revolução e o grande nome que conduziu o país até sua morte, em 1989.

Por meio de um plebiscito, a população decidiu que o país passaria a ser uma República presidencialista baseada nas rigorosas regras da religião Islâmica.

Apesar de ter um presidente eleito, o Irã possui um líder supremo que está acima do presidente. O aiatolá é o líder que conduz os assuntos mais delicados do país e é aquele que dá a palavra final quanto ao legislativo, o judiciário, a religião e as Forças Armadas. Aiatolá é a mais alta autoridade da religião muçulmana sob a corrente xiita.

Aproveite e leia o artigo sobre a Pérsia “A Bíblia lembrou muito bem desse povo!!! Pérsia”. Aqui você conhecerá toda a História deste povo magnífico.

No ENEM de 2016, a questão número 22, da prova azul, do caderno 1, apresenta uma charge sobre a Revolução Islâmica no Irã de 1979. Na charge, a autora quis expor o que aconteceu após a Revolução Islâmica. Essa revolução que transformou drasticamente a política e os costumes de toda uma população. Ou seja, a letra “E” da questão 22 é a correta.

Veja abaixo, a questão na íntegra.

QUESTÃO 22 Prova Azul, Caderno 1, ano 2016

SATRAPI, M. Persépolis. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).

A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre

A conflito trabalhista e engajamento sindical.

B organização familiar e proteção à infância.

C centralização econômica e pregação religiosa.

D estrutura educacional e desigualdade de renda.

E transformação política e modificação de costumes.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

AYMARD, André e AUBOYER, J. O Oriente e a Grécia Antiga. V. 1. São Paulo:Difel, 1970.

LÉVÊQUE, Pierre. As Primeiras civilizações: os Impéiros do Bronze. V. I e II. Lisboa: Ed. 70, 1990.

______________. Os Indo-Europeus e os Semitas. V. III. Lisboa: Ed. 70, 1990.

CULICAN, Willian. Medos e Persas. Lisboa. Ed. Verbo, 1968.

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos: dos primórdios até a formação do Estado.  Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

PIATROVSKY, Boris et al. Civilizações antigas do Oriente e Ocidente. Lisboa: Avante, 1989.

Deixe aqui um breve comentário.