12 anos de escravidão

                   
0
1249

Por Denilson Alexandre Coêlho

Palavras-chave: Mundo, História da América, Escravidão, Alforria

O filme “12 anos de escravidão”, baseado na biografia de Solomon Northop, lançado em 2014, pela Disney/Buena Vista, sob direção de Steve McQueen. O ator principal no papel de Solomon Northup foi o britânico Chiwetel Ejiofor (indicado ao Oscar de melhor ator) que também participou de diversos outros grandes filmes, tais como: Doutor Estranho, Perdido em Marte, Salt, 2012, O Gângster e Amistad além de vários outros.

O filme também teve a brilhante participação de Michael Fassbender (o jovem magneto na série X-MEN, Steve Jobs, Assassin’s Creed, Prometheus, Bastardos Inglórios e 300) no papel de Edwin Epps e Benedict Cumberbatchno no papel de Ford que também atuou em Thor: Ragnarok, Sherlock – Temporada 4, Doutor Estranho, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, O Hobbit: A Desolação de Smaug e Jornada pela Liberdade. Ou seja, um elenco excepcional para um filme excepcional.

Esta incrível obra ganhou o Oscar de melhor filme de 2014. E além de um excelente filme também nos presenteia com um conteúdo rico em História, pois se passa em 1841, em um época pré-guerra civil americana, retrata a diferença no tratamento aos negros nas regiões norte e sul do país, passando pelo Condado de Saratoga, no Estado de Nova York, Washington e Nova Orleans.

Em determinado momento do filme, Solomon relata ao senhor Ford que trabalhou no Canal Champlain. Champlain é um dos rios mais importantes dos Estados Unidos, foi assim batizado por causa do explorador francês Samuel de Champlain (1567 – 1635) fundador da Nova França (pequeno e único pedaço da França no continente norte americano, depois Champlain criou a cidade de Quebec no Canadá).

O filme conta a história de Solomon Northup, um escravo que conquistou sua liberdade (alforria) e vivia em paz com sua família. Quando, em um de seus trabalhos como músico, teve de viajar a uma cidade distante, e ao chegar, foi covardemente sequestrado, escravizado e forçado a executar trabalhos dos mais variados. O desenrolar do enredo foi executado e planejado com muita competência e de forma a proporcionar muita emoção e indignação com todos os horrores sofridos pelo personagem principal.

Aproveite e leia o artigo A Guerra de Secessão e o fim da Escravidão.

Maravilhoso filme que nos traz diversos questionamentos sobre os caminhos da humanidade. Por isso é tão importante assistir filmes. E mais importante é assistir aos filmes sabendo a verdadeira História por traz deles.

Fica a dica!!!!

Quer saber mais? Leia:

http://www.adorocinema.com/

Deixe aqui um breve comentário.