A Guerra de Secessão e o fim da Escravidão

                   
0
2009

Por Denilson Alexandre Coêlho

Palavras-chave: Mundo, História da América, Escravidão, Alforria

O fim da escravidão nos EUA está intimamente ligada à Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana ocorrida entre 1861 e 1865.

Pode-se perceber que as principais causas para a ocorrência da Guerra Civil Americana foram:

– a grande diferença entre as economias do sul e do norte do país. Enquanto o sul vivia uma economia de monocultura escravista. O norte vivia uma economia comercial e uma forte industrialização;

– o protecionismo tarifário dos produtos sulistas frente aos produtos industrializados do norte; e

– a eleição de um presidente do norte, do Partido Republicano e defensor do fim da escravidão. (Abraham Lincoln).

Tiveram outras causas secundárias que completaram o caldeirão de uma guerra que durou de 1861 até 1865. O sul do país, apesar de ter tido a iniciativa da guerra, foi derrotado de forma incontestável, tendo em vista a enorme superioridade nortista.

Graças à vitória dos estados do norte na Guerra de Secessão é que os EUA são a maior potência mundial dos séculos XX e XXI. Pois foi tal guerra que proporcionou o fim de uma economia pobre do sul do país em que gerava poucas riquezas e muita desigualdade. Esta vitória foi a base para a industrialização de todo o país e mais um degrau para a construção desta superpotência mundial.

Outro acontecimento decisivo para o impressionante crescimento dos EUA foi o fim da escravidão em 1863. Abraham Lincoln, em plena Guerra de Secessão, assinou o Ato de Emancipação libertando cerca de 4 milhões de negros da escravidão. Entretanto, somente em 1865 é que o Congresso Americano votou e assinou a 13ª Emenda Constitucional, que trata da confirmação do fim da escravidão nos EUA.

Mas, infelizmente, ainda hoje os Estados Unidos não são uma nação igualitária. A discriminação em relação a cor ainda é muito evidente no cotidiano do país. Ainda há muito que fazer para o ser humano perceber que não é a cor que determina a superioridade. Na verdade, nada determina a superioridade de uma pessoa sobre a outra. Todos são iguais. Todos são seres humanos.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

Info Escola:

http://www.infoescola.com/historia/guerra-civil-americana/

DW:

http://www.dw.com/pt-br/1863-estados-unidos-abolem-a-escravid%C3%A3o/a-372001

Deixe aqui um breve comentário.