História Nova

                   
3
849

Por Denilson Alexandre Coêlho

A História Nova iniciou-se em 1978, na França, e é a herdeira imediata da Escola dos Annales. O então diretor da nova publicação da coleção intitulada “História Nova”, foi Jacques Le Goff (1924-2014). Foi apenas uma nova geração de pensadores, não ocorrendo separação com a Escola dos Annales.

No princípio da Escola dos Annales, a preocupação era com uma História mais econômica e psicológica. Depois preocupou-se com uma História socioeconômica e demográfica. Com a História Nova, o campo de estudos alargou-se significativamente, além dos anteriores, o medo, a morte, a doença, a loucura, a família, o sexo, a música e tantos outros conceitos, se tornaram objetos de estudo por parte dos historiadores.

Voltou-se a estudar também (assim como a Escola Metódica) os acontecimentos, a política, a biografia. Não significando uma volta ao pensamento metódico, mas a uma nova maneira de pensar sobre temas estudados pelos historiadores antigos.

Não há ruptura no pensamento dos Annales e da História Nova, mas apenas um novo caminhar para a historiografia francesa e mundial.

Fica a dica!!!

Quer saber mais?

COÊLHO, Denilson Alexandre. O que você precisa saber sobre as Escolas Históricas. eBook. Dicas de História, 2017.

 

FUNARI, Pedro Paulo A. e SILVA Glaydson José da. Teoria da História. 1ª Ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2008.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá.
    Não estou conseguindo encontrar o ebook “O que você precisa saber sobre as Escolas Históricas”
    Desde já agradeço

    • Bom dia Rafael,

      Apesar de estar nas referências o ebook “O que você precisa saber sobre as Escolas Históricas”, ainda não foi editado. Mas assim que publicarmos deixaremos à sua disposição.

      Muito obrigado.

      • Oi Denilson,
        Eu que agradeço!
        Este site me auxilia muito.
        Embora eu seja professor de Teologia, minha primeira formação é História e eu recorro a muitos materiais de vocês na hora do sufoco.

Deixe aqui um breve comentário.