A sociedade continua machista

                   
0
741

Por Denilson Alexandre Coêlho

Como a mulher era tratada no século XX? Havia igualdade de gênero? As mulheres concorriam com os homens no mercado de trabalho? As mulheres trabalhavam? Perguntas que talvez sejam simples de responder, mas que podem nos levar a alguns equívocos.

Vamos às respostas:

As mulheres trabalhavam? Sim, desde sempre as mulheres trabalham. Entretanto, é costume não dar o devido valor ao trabalho feminino. As mulheres sempre executaram os mesmos serviços que os homens, mas nunca foram reconhecidas.

Você pode se perguntar. Como assim as mulheres sempre executaram os mesmos serviços que os homens? E os trabalhos pesados como construção civil? Sim, as mulheres também faziam esses trabalhos.

Tradicionalmente fomos conduzidos a acreditar que as mulheres exerciam somente trabalhos domésticos. Já os homens executavam os trabalhos mais pesados. Apesar de a tradição confirmar a divisão de trabalho, não se pode levar ao pé da letra e afirmar categoricamente que determinados serviços eram apenas de homens e outros apenas de mulheres. O único ponto que podemos afirmar com certeza é que as mulheres também faziam serviços ditos “masculinos”.

O século XX, foi um período da História em que as mulheres finalmente reivindicaram seu espaço no mundo. Lugar de mulher é em todas as áreas que se fizerem necessárias. Lugar de mulher é onde ela quiser. Lugar de mulher é em todos os espaços ocupados por homens.

No entanto, o mundo ainda não entendeu que homens e mulheres possuem as mesmas aptidões para todas as atividades laborais possíveis (separando as questões fisiológicas de cada gênero).

No ENEM de 2016 a questão número 07, da prova azul, do caderno 1, apresenta dois textos referentes às atividades laborais femininas.

No primeiro texto, que na verdade é uma propaganda do ano de 1968, de um determinado produto de limpeza, apresenta uma mulher com roupa de astronauta. Entretanto, o que a propaganda quer dizer é que a função da mulher é deixar tudo limpo. Ou seja, mesmo no espaço, o lugar da mulher é em atividades domésticas.

O segundo texto, apresenta um dado muito interessante. Informa que metade da equipe da NASA (naquela ocasião) é composta por mulheres. Só que o mais interessante e preocupante foram os comentários surgidos nas redes sociais. Muitas pessoas fizeram comentários machistas relativos ao fato de 50% da equipe da NASA ser de mulheres.

Portanto, fica claro que há a manutenção de estereótipos de gênero. Boa parte da sociedade permanece enxergando a mulher com inferioridade, fato que é absurdo, tendo em vista que as mulheres podem e fazem tudo o que os homens fazem. Ou seja, a letra D da questão 07 é a correta.

Veja abaixo, a questão na íntegra.

QUESTÃO 07 Prova Azul, Caderno1, ano 2016

TEXTO I

Tradução: “As mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

Disponível em: www.propagandashistoricas.com.br. Acesso em: 16 out. 2015.

TEXTO II

Metade da nova equipe da Nasa é composta por mulheres

Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.

Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 mar. 2016.

A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia de 2016 mostra a

  1. A elitização da carreira doméstica.
  2. B qualificação da atividade doméstica.
  3. C ambição de indústrias patrocinadoras.
  4. D manutenção de estereótipos de gênero.
  5. E equiparação de papéis nas relações familiares.

Fica a dica!!!

Deixe aqui um breve comentário.