X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO

                   
0
253

Por Denilson Alexandre Coêlho

O filme “X-MEN: dias de um futuro esquecido” que teve sua estreia em 2014, dirigido por Bryan Singer e foi produzido pela 20th Century Fox.

Este é um filme muito interessante e empolgante em que fala de um futuro tenebroso para os mutantes. Os sentinelas (robôs criados para destruir mutantes) se tornaram tão fortes que conseguiram, praticamente, aniquilar todos os mutantes existentes no planeta Terra. Restaram apenas alguns velhos conhecidos, dentre eles o professor Xavier, Magneto, Wolverine, Tempestade e Kitty Pryde.

A única alternativa para impedir a extinção dos mutantes seria enviar alguém para uma viagem no tempo e reverter este sombrio futuro. Wolverine foi o escolhido e voltou para o ano de 1973. Lá encontrou os jovens Xavier e Magneto.

O desenrolar do filme é surpreendente e o final foi escrito de forma muito inteligente e perspicaz.

Não falarei mais para não perder a graça, mas observe a importância deste filme para a História.

O filme volta ao ano de 1973. O que aconteceu no Brasil e no mundo neste ano?

Vamos destacar alguns pontos:

A Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética estava em pleno desenvolvimento. Iniciada após o fim da 2ª Guerra Mundial, o conflito ideológico entre essas duas superpotências transformou o mundo em duas zonas de influência. De um lado o Socialismo Soviético e do outro o capitalismo americano.

Somente na década de 1970 a URSS foi elevada a posição de superpotência. Entretanto, com a insana corrida armamentista e diversos outros problemas internos, a União Soviética chegou ao esgotamento e, finalmente, a década de 80 viu o fim da superpotência socialista. 

A Guerra do Vietnã estava se aproximando de seu fatídico fim. Em 1973 ocorreu o Acordo de Paris que decidiu o cessar fogo. No entanto, somente em 1975 os EUA retiraram definitivamente suas tropas. Foi uma grande derrota para os norte americanos.

Nos EUA (país em que se passa o filme) o presidente da República era Richard Nixon, responsável pelo escândalo Watergate. Em 1973, Nixon confirmou um grande esquema de corrupção durante a campanha eleitoral para presidente, em 1972, envolvendo o Partido Democrata (partido de Nixon). Esse escândalo recebeu o nome Watergate por conta do edifício em que os escritórios do partido se encontravam.

Enquanto isso, no Brasil a ditadura chegava ao nível mais alto de repressão. O presidente da República era Emílio Garrastazu Médici. E, contraditoriamente, o país chegava a impressionantes 14% de crescimento ao ano, na economia.

1973 foi um ano muito bem escolhido como pano de fundo para esse grande filme.

Por isso é tão importante assistir filmes. E mais importante é assistir aos filmes sabendo a verdadeira História por traz deles.

Fica a dica!!!!

Quer saber mais? Leia:

COÊLHO, Denilson Alexandre. A História do Brasil em 20 minutos. eBook. Dicas de História, 2017.

 

FRIEDEN, Jeffry A. Capitalismo Global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

REIS FILHO, Daniel Aarão (org). O Século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo Histórico e Civilização Capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

https://pt.wikipedia.org/wiki/X-Men:_Dias_de_Um_Futuro_Esquecido

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-195128/

Deixe aqui um breve comentário.