A importância da História

                   
0
401

Por Denilson Alexandre Coêlho

A História como conhecimento científico tem uma importância capital para a humanidade. Atualmente o conhecimento historiográfico possibilita o aprimoramento de uma consciência crítica sobre a humanidade de ontem e seu legado para o presente. Possibilita também o fortalecimento da identidade do indivíduo, de um povo ou nação.

A História como diálogo entre passado, presente e, por vezes, futuro induz a possibilidade de o homem caminhar com a segurança de uma experiência de mais de cinco mil anos de civilização e mais de dez mil anos de existência do próprio ser humano (homo sapiens). A História como produto do trabalho do historiador é a confirmação da continuidade do conhecimento humano. Os arquivos, os acontecimentos, os eventos do passado, os vestígios arqueológicos nada dizem se não houver o tratamento adequado de um historiador.

Compreender o passado significa tomar parte de um todo, significa conhecer-se como um todo. O presente é apenas a ponta do iceberg humano. O indivíduo sem passado é um indivíduo sem história. Um povo sem passado é um povo sem memória. Compreendendo a ação do ser humano no passado, compreende-se o porquê de determinados acontecimentos e comportamentos do presente, para compreender o presente, construindo, com isso, subsídios para o futuro.

Passado, presente e futuro estão ligados permanentemente por laços indeléveis. O ser humano no tempo vive como se fosse eterno, ou, pelo menos, como se vivesse por milênios. Estudar a humanidade no tempo é eternizar as batalhas de Hércules, Gilgamesh (Rei de Uruk, cidade-estado da Suméria, primeira civilização da humanidade), ou de Ciro, grande rei da Pérsia antiga. É viver e sentir novamente os ventos soprando sobre as naus portuguesas, que traficavam seres humanos da África para o Brasil. Sentir a dor daqueles que ficavam presos no interior das embarcações à espera de um destino tenebroso como escravizado. É, por fim, abraçar o tempo e entendê-lo, não como passado, presente e futuro, mas como a experiência do vivido em sintonia com a vivência do agora em benefício para o hoje e para o amanhã. Isso é História e é para isso que ela serve.

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

COÊLHO, Denilson Alexandre. A História da História em 20 minutos. eBook. Dicas de História, 2017.

 

BOURDÉ, Guy e MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas: da Idade Média aos nossos dias. Portugal: Publicações Europa-América, 2012.

CARR, Edward Hallet. Que é História? 4ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1985.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo A. e SILVA Glaydson José da. Teoria da História. 1ª Ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2008.

REIS, José Carlos. Teoria e História: tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

Deixe aqui um breve comentário.