Alegoria e tautegoria. Sua visão sobre mitologia irá mudar!!!

                   
0
811

Por Denilson Alexandre Coêlho

“O mito diz precisamente o que disse e nada mais além do que ficou dito.” (SOUSA, 1988 a, p. 19)

O que é tautegoria? O que isso irá mudar na minha vida? Basicamente tudo o que você pensa sobre mitologia e sobre mito irá se transformar após essa informação.

E alegoria? Alegoria está intimamente relacionado à mitologia.

Tautegoria é a expressão daquilo que é. É o relato do que aconteceu, não é uma invenção, ou fantasia, ou representação de algo. Como assim? Tautegoria é a forma direta de expressar uma ideia, sem rodeios, sem mentiras, somente com a simbologia e a sensibilidade, como no caso do mito.

Alegoria é a representação de uma ideia, utilizando-se de uma aparência diferente daquela que a ideia teria se fosse dita diretamente. Como??? É a utilização de uma camuflagem, ou de uma fantasia para poder expressar a ideia, como por exemplo, uma fábula ou uma parábola. Cabe lembrar que mito é diferente de fábula e de parábola.

A partir do momento que o mito é explicado à luz da racionalidade, passa-se então a se tornar alegoria. O mito é inexplicável diante da explicação do saber científico, pois mito não é, de modo algum, explicado pela racionalidade, mas somente pela sensibilidade.

Para deixar claro, o mito não é uma simples representação do que poderia ser, mas é o que é. O mito é tautegoria (explicação daquilo que é) e não alegoria (explicação fantasiosa de uma ideia).

Fica a dica!!!

Quer saber mais? Leia:

COÊLHO, Denilson Alexandre. Toda a verdade sobre a mitologia. Dicas de História, 2017.

 

SOUSA, Eudoro de. Mistério e Surgimento do Mundo, Mitologia 1. Brasília: EdUnB. 1988.

Deixe aqui um breve comentário.