O que você não sabia sobre Mitologia

                   
0
661

Por Denilson Alexandre Coêlho

O que é mitologia? Você já parou para pensar sobre isso?

A mitologia é a pré-história da humanidade onde a história seria o que é historiável e o mito o que não pode ser contado pela história, por ser anterior à história.

Vamos explicar!!! Existem três formas de pensar a mitologia. Quais são?

  1. Mitologia é a biografia de deuses e heróis. Como assim? Zeus, Apolo, ou Hércules, são personagens apresentados pela mitologia;
  2. Mitologia é uma conjunção de mitos de uma determinada civilização, doutrina ou religião. O que???? Não entendi nada!!! Quando uma história, que transformou a realidade de um povo, passa a ser contada insistentemente, e acrescida de detalhes que talvez não tenha ocorrido da forma como exatamente foi. Então, eis que surge um mito. Um exemplo clássico de mito brasileiro é de um homem chamado Tiradentes. Alguém conhece? e
  3. Mitologia é a pré-história da humanidade. Ué!!! agora não entendi mesmo. Vamos aproveitar o exemplo de Tiradentes. Foi um homem que viveu no Brasil do século XVIII, mas o mito Tiradentes é um ser que somente existe no imaginário mitológico brasileiro. Ou seja, não está inserido na História, mas na mitologia que construiu a História.

Portanto, mitologia é uma verdade contada de uma maneira diferente. De uma forma livre das amarras da ciência. Ou seja, se alguém falar para você a seguinte frase: É Mito ou verdade? Você responderá que mito também é uma verdade, mas contada de outra maneira.

Fica a dica!!!!

        Quer saber mais? Leia:

COÊLHO,Denilson Alexandre. Toda a verdade sobre a mitologia. Dicas de História, 2017.

 

CAMPBELL, Joseph (org.). Mitos, sonhos e religião. Rio de Janeiro : Ediouro, 2001.

SOUSA, Eudoro de. História e mito – mitologia 2. Brasília: EdUnB. 1988.

Deixe aqui um breve comentário.