Príncipe da Persia

                   
0
975

Por Denilson Alexandre Coêlho

O filme “Príncipe da Pérsia – As areias do tempo” que teve sua estréia, no Brasil, no ano de 2010, dirigido por Mike Newell. É um filme, adaptado de um jogo eletrônico de mesmo nome, que se passa na Pérsia, no período da Idade Média. O objetivo de Dastan (protagonista) é auxiliar o irmão a tomar uma cidade. Ao chegar no destino, Dastan encontra, por acaso, uma adaga, que em um primeiro momento, não sabe que é mágica. Ao alimentar a adaga com uma areia, igualmente mágica, seu transportador tem o poder de viajar no tempo. Entretanto, o protagonista acaba caindo em um golpe que o torna um fugitivo.

Esse filme traz à tona um assunto muito interessante: o Império Persa. Grande Império que começou a se formar por volta de 1500 a. C., e se faz presente ainda hoje sob o nome de Irã. A Pérsia combateu durante sua História contra babilônios, assírios, fenícios, medos, gregos, romanos, partos, macedônios, árabes, russos e britânicos. O filme tem como marco temporal, a Idade Média, ou seja, entre os séculos V e XV d. C. Como o espaço temporal é muito grande, provavelmente o filme se passa entre 400 e 650 d. C.

Por que esse período?

Simples, segundo o filme, os persas não estavam sob domínio de nenhum império e as únicas datas que coincidem com esse período é o tempo em que os Sassânidas estavam no poder. Os sassânidas eram persas que se consideravam herdeiros da fase áurea do Grande Império Persa, que se deu entre 560 e 465 a. C. Quando nomes como Ciro, Dario e Xerxes eram os imperadores.

A palavra sassânidas vem do bisavô do Rei Persa Ardacher (provavelmente, governou entre 226 e 241 d. C.) que libertou a Pérsia das garras dos partos e romanos. A dinastia sassânida durou até o ano de 650 d. C. quando foram subjugados pelos árabes islâmicos.

Por isso é tão importante assistir filmes. E mais importante é assistir aos filmes sabendo a verdadeira História por traz deles.

 

 

Fica a dica!!!!

Quer saber mais? Leia:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-126678/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%ADncipe_da_P%C3%A9rsia:_As_Areias_do_Tempo

AYMARD, André e AUBOYER, J. O Oriente e a Grécia Antiga. Volume I. São Paulo: Difel, 1970.

______________________________. Os Indo-Europeus e os Semitas. Volume III. Lisboa: Ed. 70, 1990.

CULICAN, Willian. Medos e Persas. Lisboa: Ed. Verbo, 1968.

PIATROVSKY, Boris et al. Civilizações antigas do Oriente e Ocidente. Lisboa: Avante, 1989.

 

Deixe aqui um breve comentário.